grupo adir

Desde 1960 trabalhamos na pecuária e pela pecuária. Ao longo dos anos focamos nosso trabalho no desenvolvimento de um gado que seja produtivo e adaptado, que tenha precocidade, rusticidade, habilidade materna, padronização, aprumos e linha de dorso perfeitas, e a lição que trazemos dessa busca é que isto tudo só é possível com pureza racial.

O Adir é um defensor da pureza racial com produtividade por acreditar que são os animais puros e produtivos os responsáveis por transformar e formar plantéis.

Por ser um homem que fez da terra o seu negócio, especializou-se na criação de gado extensivo atendendo ao ciclo completo da pecuária: de cria, recria e engorda. Há décadas, são utilizadas a inseminação artificial e a transferência de embriões.

A marca ADIR provou ser um plantel com alta habilidade materna, desmame de bezerros com peso acima da média nacional, precocidade de acabamento e maior rendimento de carcaça.

O olhar apurado para reconhecer o excepcional marcaram a carreira do Adir no colegiado de juiz da ABCZ. Foi dele, o privilégio em conceder os primeiros campeonatos para o Chummak, Gangayah do Brumado, Inca, Vassuveda, e Ludy de Garça, entre outros. As trajetórias destes exemplares confundem-se com a própria história do Nelore no Brasil reconhecidos pelo pilares de raça nortearam os rumos da seleção genética em centenas de plantéis.

nossa trajetória

Conheça os passos que há 50 anos fundamentam os trabalhos do Adir do Carmo Leonel. Em Ribeirão Preto, uma parceria com Luis Lunardi fundou em 1967 a Estância 2L, sinônimo de comprometimento com qualidade, Adir que é filho e neto de pecuaristas aprendeu a reconhecer as reais necessidades de quem cria e por isso oferecia ao mercado uma genética diferenciada, um gado criado para o pasto de aprumos corretos e aprimoramento em cada geração. Um gado funcional de retorno garantido com raça e produtividade e consistência genética.

Os primeiros animais foram adquiridos dos criatórios Brumado, VR e Dr. Cintra. A seleção genética por meio de resgates de linhagens puras é o trabalho contínuo da marca 2L ao lado de grandes mestres buscou o acerto.

1958

Adir entra na Raça Gir.

1960

Adir inicia na raça Nelore comprando os primeiros animais do Dr. Francisco Lourenço Cintra.

1963

Adir adquire animais dos criatórios VR, Brumado e Dr. Cintra.

1965

Inicia-se uma parceria com Luis Vicente Lunardi em Gir e Nelore na Fazenda São Luis, na cidade de Itápolis - SP.

1967

Adir e Luis Lunardi adquirem uma propriedade em Ribeirão Preto que passa a se chamar Estância 2L, onde começa a criação de Nelore.

1968

Adir inicia a sua carreira de jurado das raças zebuínas em São José do Rio Preto.

1971

Adir, Fausto Pereira Lima e Hélio Boa Ventura dão o 1º Campeonato de sua carreira vitoriosa ao touro Chummak, em Presidente Prudente.

1971

Luis Lunardi deixa a parceria para fundar, com Maurílio Biagi, a Lagoa da Serra Central de Inseminação.

1972

Começa a parceria com Achilles Scatena Simioni. Parceria esta, que existe até os dias de hoje com a família.

1974

Inicia o colegiado de juízes da ABCZ, Adir foi convidado a participar.

1975

Inicia sua carreira de juiz nas pistas do norte e nordeste, pela renomada exposição nordestina de Recife PE e seguindo para Natal, Maceió, João Pessoa, Salvador, São Luis, Teresina, Campina Grande, Belém, Ilha do Marajó.

1980

Adquire a Fazenda Barreiro Grande no município de Nova Crixás – GO, começando ali um ciclo completo da pecuária onde cria, recria, engorda e também a pecuária seletiva, levando a genética a todo centro-oeste.

1984

Adir, Rômulo Kardec e Pilates Prata Tibery conferem o 1º Campeonato ao Touro Ludy de Garça, em Uberlândia MG, touro que fez a história na pecuária.

1988

Adir encerra sua carreira de juiz na exposição nordestina em Recife PE, onde iniciou seus trabalhos no nordeste . Foi um encerramento com muita festa e homenagens de criadores de todas as partes do Brasil. O Grupo Adir realiza seu primeiro leilão, que é tradicional até os dias de hoje, todo mês de agosto.

2004

Adir realiza seu 1º Leilão de Produção em Nova Crixás, no Vale do Araguaia.

2008

Adir inaugura com os parceiros Rubukinho de Carvalho, Celso Barros Correa Filho e Álvaro Junqueira Franco, a Casa do Zebu, em Uberaba, no Parque Fernando Costa durante a Expozebu. Um ponto de encontro de amigos de amigos da pecuária nacional.

2011

Início da parceria com a Fazenda Nova Piratininga - São Miguel do Araguaia - GO, realizando a maior venda de sêmen do mundo, de criador para criador, num total de 90 mil doses.

2013

Em junho, desmama dos primeiros bezerros nascidos na fazenda Nova Piratininga utilizando a Genética Adir.

2014

Em uma ação pioneira no Brasil, Adir realiza o primeiro abate técnico por touro no país para demonstrar a padronização, a precocidade, o acabamento de carcaça e a qualidade de carne, atendendo aos mais exigentes mercados e consumidores nacionais e internacionais. Esse projeto foi iniciado através do touro Jiandut Fiv da 2L. Esse projeto é acompanhado pelo professor doutor Sérgio Pflanzer, da Unicamp.

2016

Surge um ícone: Quanupur da 2L, o primeiro animal da raça Nelore a atingir 5.02% de marmoreio, quebrando os paradigmas e iniciando uma nova fase na raça para qualidade de carne. Realizada a desmama de mais de 10 mil bezerros na Fazenda Nova Piratininga, todos por inseminação e 100% genética Adir.

2017

Ação pioneira realizando o primeiro plano de compra de bezerros da raça Nelore no Brasil, na utilização de uma única genética dá início ao Programa Grupo Adir - Fazenda Conforto, levando benefícios e valorização aos produtores que utilizam a nossa genética.